A correria não pode te impedir de fazer todas as considerações ideais para fazer sua campanha de marketing decolar. Então, aqui está uma listinha sucinta e objetiva dos conceitos que você precisa levar em consideração na hora de conquistar mais clientes,
Persona
A Persona é uma representação fictícia daquilo que se considera como o perfil de cliente mais próximo do ideal. É para esta PERSONA que você vai orientar seu discurso e esforços de marketing.
Para cria-lo, é muito importante responder a perguntas como:
Quais os seus desafios?
Quais os seus principais interesses?
Qual seu papel na empresa?
Qual seu poder de decisão ou influência?
Como se informa ou busca recomendações
Quais são seus valores?
Mas claro que sua empresa pode ter mais de uma persona, de acordo com suas linhas de produto ou perfis de público.
Análise “SWOT”
Outro conceito fundamental ao seu plano estratégico de marketing consiste em fazer uma análise aprofundada dos ambientes interno e externo do seu negócio, enxergando FORÇAS E FRAQUEZAS, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS. Mas uma sigla chamada FFOA ia soar estranho né? Rs.
Enfim, com o SWOT você terá um pouco mais de clareza sobre que estratégias funcionam melhor para a sua empresa, quais os seus trunfos e desvantagens e que resultados seu time de marketing é capaz de alcançar.
4Ps do Marketing
O Mix de Marketing, também conhecido como 4 Ps do Marketing, se refere a 4 aspectos que devem ser considerados no seu planejamento.
PRODUTO: solução comercializada
PREÇO: valor cobrado pela solução
PRAÇA: locais em que a sua solução será comercializada;
PROMOÇÃO: estratégias e canais utilizados para promover suas soluções.
Estas definições vão te ajudar muito na visualização da execução mais assertiva que se pode realizar.
S.M.A.R.T.
Este conceito tem uma enorme conexão com seus objetivos.
Ao definir quais resultados espera alcançar com suas estratégias de marketing, evite traçar objetivos impossíveis ou fáceis demais.
Nesta hora, cabe lembrar das metas S.M.A.R.T, que correspondem ao acrônimo:
S (specific): específica
M (measurable): mensurável
A (attainable): atingível
R (relevant): relevante
T (time based): temporal
Portanto, não basta definir objetivos, eles precisam ser bastante específicos, mensuráveis, viáveis de atingir, relevantes para o negócio e com um tempo para serem cumpridos.
O resto você já conhece! Estabeleça um cronograma, defina o orçamento e qual mecanismo vão usar para monitorar a execução do planejamento.
Por meio de indicadores-chave de desempenho (KPIs), por exemplo, será possível avaliar a eficácia das suas ações e fazer os ajustes necessários para potencializar seus resultados.
De olho nesses conceitos e com atenção ao acompanhamento da execução e dos resultados com certeza sua empresa vai estar muito mais propensa a bater as metas.
E, no que precisar para isso, conte com a gente.
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