top of page

Nosso prêmio em Cannes! 🌿🎬🎞️📽️

Atualizado: 12 de jun.


Cartaz Átimo Linkedin

A Imagica Audiovisual está ampliando significativamente suas áreas de atuação, com foco renovado e ampliado em Produção Independente e Cultura.

Impulsionada pelos excepcionais resultados internacionais do Documentário de Curta-Metragem "Átimo" (Spark), lançado em 2022 e reconhecido globalmente através de mais de 30 prêmios internacionais em festivais dos Estados Unidos, França, Índia, Canadá, Turquia e até de países como Arábia Saudita, Irã, Coréia do Sul e Nepal (confira no mapa abaixo), a Imagica agora também foca em transformar a experiência em novos modelos de negócios.

A última premiação do filme, ocorrida no Cannes 7th Art Awards no ultimo dia 22 de maio, em evento integrante do Marché du Film, um dos maiores e mais importantes mercados de filmes do mundo, fechou com chave de ouro um projeto vencedor e abriu novas possibilidades de modelos de negócios que queremos compartilhar com vocês.

Mapa de Premiações de Átimo, de Beto Sporkens

Estes novos modelos pretendem:

  • Possibilitar que EMPRESAS, já clientes ou não, possam explorar possibilidades de mídia através de patrocínio ou apoio a filmes e eventos culturais que dialoguem com temas relevantes e/ou conectados com seu público-alvo, ajudando no Branding e humanizando a marca de maneira transnacional;

  • Contribuir com a formação Cultural e Audiovisual regionais, oferecendo ao PODER P'UBLICO como Prefeituras, especialmente de cidades médias, eventos culturais como Festivais Internacionais e Oficinas Audiovisuais, que possibilitem o intercâmbio nacional e internacional de temas, estilos e ideias, através de diversos formatos e gêneros cinematográficos;

  • Ampliar a oferta de PRODUTOS como Documentários e projetos cinematográficos, a empresas como Streamings, Canais de TV, Distribuidoras de Audiovisual e grandes Produtoras de Cinema.


O Que É o Marché du Film e Seu Papel no Festival de Cannes


O Marché du Film é um dos maiores e mais importantes mercados de filmes do mundo, realizado anualmente durante o Festival de Cannes, que este ano apresentou sua 77a Edição.

Fundado em 1959, o " Marché" oferece uma plataforma única para profissionais da indústria cinematográfica se encontrarem, negociarem e promoverem seus projetos. No Marché du Film, produtores, distribuidores, compradores e vendedores de filmes de todo o mundo têm a oportunidade de explorar novas colaborações, discutir tendências da indústria e garantir a distribuição de suas obras.

Láurea Cannes
Foto: Beto Sporkens

O Festival de Cannes, famoso por seu glamour e prestígio, é um dos eventos cinematográficos mais importantes do mundo. Ele celebra a excelência no cinema através de uma série de exibições e prêmios. O Marché du Film, realizado paralelamente ao festival, desempenha um papel crucial ao complementar a celebração artística com a dimensão comercial do cinema, facilitando as transações comerciais que permitem que esses filmes sejam distribuídos e vistos globalmente. Essa sinergia entre arte e comércio torna Cannes um ponto focal para a indústria cinematográfica mundial.


O Cannes 7th Art Awards e o Reconhecimento de "Spark" (Átimo)


Entre os diversos festivais de cinema que ocorrem em Cannes, o Cannes 7th Art Awards se destaca por ser parceiro do Marché du Film, e foi criado para reconhecer talentos através da seleção e premiação de CURTAS realizados em todo mundo. Embora compartilhe da mesma cidade, durante o mesmo período, o C7AA não é parte integrante do Festival de Cannes.

Após uma carreira com dezenas de prêmios internacionais pelo mundo, "Spark (Átimo)", dirigido por Beto Sporkens, foi convidado a participar do festival, entrou para a Seleção Oficial e acabou sendo premiado como Melhor Curta Documental.

Este reconhecimento não só destaca a qualidade do Storytelling complexo presente na obra, mas também insere a Imagica Audiovisual no cenário internacional.

ÁTIMO (SPARK) é um documentário expositivo (em breve faremos um post sobre os sub-gêneros dos documentários), de baixíssimo orçamento, que acabou "surfando" trends muito incomuns no Brasil, misturando História da Ciência, Filosofia e Teoria da Relatividade, com destaque para os impactos que a invenção da bomba atômica trouxe para o mundo.

Vale lembrar que o filme foi lançado e recebeu seus primeiros prêmios mais de 1 ano antes da estreia de “Oppenheimer”, de Christopher Nollan, com o qual compartilha parte do tema e que foi um dos maiores sucessos de 2023.

O diretor também se tornou, a convite da organização FILM INDEPENDENT, votante no prestigiado FILM INDEPENDENT SPIRIT AWARDS, um dos prêmios mais importantes do Cinema Independente, que inclusive tem revelado nos últimos anos diversos trabalhos vencedores do Oscar.

O Marché du Film, em sinergia com o Festival de Cannes, continua a ser um epicentro global para a indústria cinematográfica, onde arte e comércio se encontram.

O reconhecimento de "Spark" (Átimo) no Cannes 7th Art Awards é um testemunho do talento e da visão de Beto Sporkens e da Imagica Audiovisual no trato de temas globais relevantes.

Com a expansão de suas atividades e novos projetos no horizonte, a produtora está pronta para continuar a participar do panorama cultural e cinematográfico com suas produções de alta qualidade.

Saiba mais sobre ÁTIMO no site https://www.atimodoc.com.br/


O QUE VEM POR AÍ


Cannes 2024
Cannes 2024 - Foto: Beto Sporkens

FESTIVAIS

Inspirados pelo incrível impacto social que os recursos de Turismo e Cultura provenientes de um festival de cinema podem trazer para uma cidade, estamos começando a organizar festivais INTERNACIONAIS de curtas para Prefeituras.

Impulsionados pela imensa rede de contatos e trabalhos audiovisuais que estamos tendo com diversas partes do mundo através da participação em festivais, já trabalhamos para trazer curtas da mais alta qualidade, muitos já premiados, para exibições no Brasil

Uma edição já está prevista para ser realizada ainda este ano em uma grande cidade da Região Metropolitana de São Paulo; e estamos desenvolvendo o piloto de um outro festival, itinerante, para o interior de São Paulo. Mais detalhes em breve!


Tião
Imagem: Imagica Audiovisual

NOVOS FILMES

Através de Editais como os da Lei Paulo Gustavo, temos desenvolvido projetos de curtas e longas documentais.

Como por exemplo o curta "Por Onde Andou Moleque Tião" (ao lado), baseado na infância e juventude do ator Grande Otelo, que deve estrear em meados de 2025; o documentário de longa metragem "Timeline", que explora a evolução da nossa relação com o Tempo, da Relatividade até a Covid-19; e "Eco Hubs Brasil", uma websérie sobre projetos brasileiros de sucesso que envolvem tecnologia e sustentabilidade.

Também estão previstos uma websérie sobre Ciência Política e um longa documental sobre Desaparecidos e um Curta Metragem de ficção científica com humor e toques surrealistas a ser filmado em Campinas ( chamado "Aurora"), que deve ajudar a impulsionar novos talentos e a articulação com grandes festivais internacionais.

Átimo, o curta documental que deu origem a todos estes desdobramentos, também está a caminho de ser licenciado globalmente.


Cannes
Foto: Beto Sporkens

Bem, é isso. Os próximos meses prometem ser bem agitados.

Se você ou sua empresa tem interesse em atrelar sua marca a um curta de valor cultural para o mercado internacional, entre em contato e solicite uma apresentação dos projetos, que podem ser Patrocinados A CUSTO ZERO através de leis de incentivo à Cultura.

Também aguardamos o seu contato para colocar em dia aquele projeto de Audiovisual, de Storytelling ou Branded Content tão importante para sua empresa, marca ou organização.

Entre em contato e nos conte sua ideia!











7 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page