Existe uma infinidade de possibilidades, ferramentas e técnicas para ajudar empresas a DIVULGAR, APRESENTAR, CONVENCER E VENDER mais. Muitas delas podem envolver campanhas e tecnologias que funcionam muito bem para grandes marcas, produtos de consumo em massa, e-Commerces e produtos de venda direta ao consumidor. Nestes casos, a gestão do funil de vendas pode ser complexa, e geralmente ficará a cargo de departamentos específicos ou empresas terceirizadas.
Mas, e no ambiente B2B, onde a empresa primeiro precisa convencer outra empresa a adquirir ou abrir espaço aos seus produtos e serviços? Ou no caso de empresas que vendem produtos específicos de alto valor agregado, como maquinários industriais? Ou mesmo de empresas menores, com menor capacidade de investimento em grandes campanhas?
FOQUE NO QUE SUA EQUIPE DOMINA E EVITE DISTRAÇÕES
Vivemos a era das distrações. Todo santo dia alguém trombeteia uma nova tecnologia ou rede social que “você não poderá viver sem”. Mas será?? Você não sente que, embora real em alguns aspectos e situações, essa necessidade eterna de novidades tecnológicas pode te sufocar ou atrapalhar a execução de projetos e tomadas de decisões? No fim das contas, quando você pensar em ações imediatas, urgentes e com o mínimo de intermediários, o melhor é focar no planejamento e se ater ao básico que pode (deve) ficar sob seu controle:
a) Sua Lista de Contatos (Leads e/ou Prospects)
b) Sua força fixa de Vendas
Com base nisso, utilize ferramentas simples e acessíveis, que possibilitem ao seu time agir rapidamente e realizar ações. Então, aqui vai uma solução prática e eficiente:
COMBOS:
Precisam combinar
E
Se complementar.
1) VÍDEO PARA PROSPECÇÃO
Uma pesquisa da Kantar IBOPE Media aponta que 80% dos brasileiros assistem a vídeos on-line gratuitamente, em comparação a 65% dos estrangeiros. Em relação às redes sociais, essa diferença entre brasileiros e estrangeiros permanece, sendo 72% e 57%, respectivamente, assim como em vídeos por serviços de assinatura, onde a diferença é de 62% entre brasileiros e 50% entre estrangeiros.
Cada usuário brasileiro passa, em média, 1h49 por dia assistindo a conteúdos audiovisuais.
Outro destaque do estudo é a ferramenta de acesso a conteúdos digitais. No Brasil e no México, 87% do tempo investido em aplicativos, serviços e conteúdo digital foi gasto por meio de um celular. Na Argentina, 86%.
O YouTube se tornou a plataforma de vídeos preferida dos brasileiros e atualmente é acessado por 105 milhões de pessoas por mês no país. (globo.com nov/2020).
Então você pode concluir que:
O BRASILEIRO ADORA VÍDEOS MAIS DO QUE O RESTO DO MUNDO,
OS ACESSA MUITO ATRAVÉS DE SEUS CELULARES,
GERALMENTE EM REDES OU APLICATIVOS POPULARES COMO O YOUTUBE.
Então, se você quer começar uma conversa com o maior número possível de pessoas, de maneira simples, prática e rápida,
USE VÍDEO.
Você pode fazer enviá-lo preferencialmente por meio de uma campanha de email marketing (e/ou Whatsapp), atingindo imediatamente milhares de alvos para gerar um “call to action”, que pode ser agendar uma reunião ou apresentação. O Conteúdo vai depender dos seus objetivos e do perfil da lista de contatos que você vai utilizar: eles são contatos novos ou clientes antigos?
Além disso, um BOM VÍDEO pode amplificar seu alcance sendo adaptado a diversas situações e mídias, como:
– Postar em todas as Redes Sociais;
– Veicular em monitores DOOH (Digital Out of Home);
– Veicular versões de 6 segundos (Pre-Roll) em campanhas no YouTube;
– Veicular dentro de apps de jogos;
– Veicular vídeos através da mídia programática em websites que tenham o formato.
Se o Planejamento for bem feito, você jamais desperdiçará dinheiro com vídeos.
O vídeo é muito importante na etapa de criação de “awareness”, ou seja, deixar seu possível cliente consciente da sua existência e fazê-lo prestar atenção à sua marca.
Mas, considerando que você não está se utilizando de uma grande campanha digital automatizada, ainda resta o desafio da ação entre assistir o vídeo e realizar contato, busca ou compra, então você precisa de...
2) UMA APRESENTAÇÃO MULTIMÍDIA PARA VENDA
Nesta segunda fase, depois que o prospect já demonstrou seu interesse, é necessário um material de apoio que seja:
FLUENTE,
ENVOLVENTE,
IMPACTANTE e
PERSUASIVO,
para ajudar no fechamento do negócio e efetivamente empurrar a assinatura do contrato.
NESTE MOMENTO, NADA MELHOR QUE A PRESENÇA FÍSICA.
Mas só a presença não basta. Nessas horas, o velho, bom e conhecido Power Point serve para formatar discursos, agrupar argumentos e deixar toda sua equipe tão preparada quanto seu melhor vendedor. E, inclusive, serve bem (talvez melhor ainda) também nas reuniões virtuais via Google Meet, Zoom, Skype, onde a beleza do material, que pode incluir diversos tipos de mídia, vai favorecer ainda mais seu “branding”.
Algumas horas de treinamento são suficientes para deixar quem conhece o Power Point um craque em técnicas de Apresentação e persuasão.
Então, de maneira geral, sem apelar a gestores externos e utilizando tecnologias e expertises que JÁ estão na sua empresa, é possível atrair novos clientes e fechar novos negócios.
E esta é a principal expertise da Imagica.
Se você ainda não conhece nossos vídeos acesse nosso site!
Mas se você quer VER como uma APRESENTAÇÃO MULTIMÍDIA pode mudar o jogo na sua prospecção, entre em contato com a gente para conhecer técnicas e artes que vão fazer sua marca brilhar no momento mais importante.
Até mais!
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