top of page

5 Famílias e muitos crimes - Heranças de O PODEROSO CHEFÃO

Em março de 2022, um clássico absoluto presente em praticamente todas as listas de melhores filmes da história do cinema fez 50 anos. "O Poderoso Chefão", de Francis Ford Copolla (baseado no livro de Mario Puzzo), estreou em 1972 e virou Hollywood de ponta cabeça.

A indústria americana de filmes andava capenga, e o sucesso estrondoso do filme, sobre os bastidores de uma poderosa família mafiosa italiana, praticamente inaugurou o conceito que viria a ser chamado alguns anos depois (com o filme "Tubarão") de "blockbuster", que significa "arrasa quarteirão".

O sucesso de Copolla, então um diretor jovem e audacioso, ajudou a catapultar outros diretores como ele, rumo a um prestígio e poder incomparáveis até então na indústria. Os destaques dessa turma foram, além dele, George Lucas (eles foram sócios antes de Star Wars), Steven Spielberg, Brian de Palma, Martin Scorcese, entre outros.

A abordagem do filme, que trouxe a narrativa inteira para dentro de um núcleo familiar sólido e, porque não, amoroso; humanizou gangsters e fez a cabeça do público, da crítica e dos roteiristas.

A fórmula, como todas as que fazem sucesso em Hollywood, acabou indo mais tarde parar na TV. Confira abaixo as melhores séries que misturam CRIME E FAMÍLIA.

"Padrinho, não quero causar intriga não mas tem uma galera copiando a gente!"




FAMÍLIA SOPRANO (1999)

“Família Soprano” é uma série da HBO que se notabilizou pelo elenco perfeito, encabeçado por James Gandolfini, e pela narrativa cinematográfica, ainda rara nas séries de TV em 1999.

A série começa acompanhando Tony Soprano, "capo" mafioso morador de Nova York que, após alguns ataques de crise de ansiedade se vê obrigado a frequentar sessões de psicoterapia. E segue acompanhando a "evolução" do paciente, em meio à sua família, sua quadrilha e o cotidiano de crime e violência que os cerca. Vencedor de vários prêmios Emmy e Globo de Ouro, está disponível na HBO Max. Confira alguns momentos e crimes icônicos da série clicando na imagem acima!


OZARK (2017)

Ozark, estrelado pelos excelentes Jason Bateman, Julia Garner (de Inventando Anna) e Laura Linney, conta a estória de um contador, especialista em lavagem de dinheiro, que vai sendo tragado para dentro de poderosos cartéis de drogas e jogos de azar nos EUA. Com o tempo sua mulher e até seus filhos adolescentes resolvem assumir de vez o "negócio familiar" com cada vez mais desenvoltura, revelando facetas perigosas e desconhecidas da até então pacata família americana.

Com belas locações e boas doses de tensão e humor, "Ozark" prende a atenção e tem apresentado temporadas cada vez mais interessantes. Aqui o trailer da parte 2 da Temporada 4, que estreia em abril na Netflix.


A FAMÍLIA (2013)


O diretor francês Luc Besson, célebre por filmes como O Profissional e O Quinto Elemento, nunca escondeu sua admiração pelo colega americano Martin Scorcese.

E esta lenda do cinema também fez alguns dos melhores filmes sobre máfia de todos os tempos, como "Os Bons Companheiros" e "Cassino", embora seu foco não estivesse necessariamente no núcleo familiar, como é o caso dessa lista.

Então Besson resolveu homenagear Scorcese com esta comédia de humor negro sobre uma família mafiosa nova iorquina que se muda para a França por conta de um programa de proteção a testemunhas. Besson, um mestre estilista dos melhores do mundo, trouxe ainda Michelle Pfeiffer (que já interpretou a mulher do "Scarface", outro clássico do gênero) e o próprio Robert De Niro. Não tinha como dar errado!


BREAKING BAD (2008)


"Breaking Bad" está para a TV como O Poderoso Chefão está para o cinema, e é considerado por muitos a melhor série de todos os tempos.

Sua estória gira em torno de um professor de Química que se julga um fracassado e está á beira do colapso financeiro. Pai de um adolescente com necessidades especiais e com mais um bebê a caminho, Walter White acaba se interessando pelo crescente mercado de drogas sintéticas através de conversas com seu cunhado, que é do FBI. Em "defesa de sua família", começa uma meteórica ascensão rumo aos degraus mais altos e imorais do crime e da violência.

A série é praticamente perfeita, e o arco narrativo do personagem, que vai de pacato professor a dono de um império do crime, pode (e é) ser utilizado como um exemplo de construção de personagens de alta densidade e complexidade.

Série para ver e rever. Foi um dos primeiros grandes sucessos do catálogo da Netflix e dispensa apresentações.


Se você acha que faltou algum filme sobre MÁFIA, CRIMES E FAMÍLIAS, comenta aí em baixo e deixa sua dica tbm!











9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page